O que é Biotensegridade?...Por que isso é importante?
A Biotensegridade é um conceito que descreve como os sistemas biológicos se mantém estáveis e funcionais por meio de uma combinação de tensão contínua e compressão descontínua.
O termo vem da junção de "biologia" e "tensegridade"(tension+integrity), que foi originalmente um conceito arquitetônico desenvolvido por Buckminster Fuller e aplicado ao corpo por Stephen Levin.
Tensão contínua:
Tecidos moles como músculos, fáscias e ligamentos criam uma rede que distribui tensão por todo o corpo.
Compressão descontínua:
Ossos e articulações agem como elementos rígidos que não se tocam diretamente, sendo "suspensos" na rede de tecidos moles.
A Biotensegridade mostra como o corpo preserva seu volume, contorno e integralidade mesmo em movimento, através da interação entre os tecidos e não somente por "empilhamento" das estruturas.
Assim, como um sistema integrado, onde os tecidos trabalham juntos em comunicação constante, para distribuir forças de forma eficiente, fica favorecido o movimento funcional, global e conectado, onde o corpo expressa equilíbrio e leveza, reduzindo gasto energético e risco de lesões. Favorecendo tanto performance atlética quanto a reabilitação. Um trabalho corporal com base nos conceitos da Biotensegridade respeita o que é primordial ao sistema biológico, comunicação dos tecidos, proporcionando organização, regulação e Saúde!